AFARAM


APRESENTAÇÃO

Na RAM os doentes e familiares têm ao seu dispor a AFARAM (Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira).

Podem aqui encontrar acolhimento, um espaço de partilha, compreensão, informação de qualidade, formação, orientação, amigos, oportunidade de trabalhar dificuldades que se apresentam na relação com o familiar doente, etc.

 Para julgar o papel de acção social da Associação há que contabilizar o apoio proporcionado a familiares e amigos, a quem a AFARAM tem oferecido um espaço de acolhimento empático, audição, partilha, respeito, segurança, esperança, informação, formação, aconselhamento, orientação informada, acompanhamento em consultas, condução a consulta psiquiátrica de urgência, acompanhamento no internamento e na alta deste, disponibilidade para  ajuda  na solução de necessidades prementes de utentes e famílias ligadas à habitação, à medicamentação, ajuda no processo burocrático da concessão de pensões e outras ajudas da Segurança Social, etc, etc.

 A esta contabilidade somam-se as acções formativas na comunidade. O meio familiar e os amigos são, quando agentes protectores, uma condicionante da evolução desejada dos utentes; a família é um parceiro na prestação informal de cuidados, desde que queira e possa desempenhar tal papel, sem a oposição do utente. Há outros factores sociais ligados ao meio geral que pesam nos condicionalismos e nos percursos individuais das doenças mentais.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: