AFARAM



>Recordar é viver

>
http://www.youtube.com/get_playerAnimação e Intervenção sociocultural na reabilitação do doente mental ·

“Oficinas d’Animação” – conjunto de variadas actividades Lúdico-Pedagógicas com intuito de desenvolver competências pessoais e sociais nos tempos livres. De forma divertida, criativa e dinâmica fomentamos experiências novas e diferentes que espelhem (a curto, médio e a longo prazo) mais-valias “para e no” grupo-alvo. Apresentar um leque variado de actividades na aposta da área das expressões (performativas e recreativas), assim como, da comunidade (desenvolvimento pessoal e social) que supõe uma estratégia de intervenção enquanto “veículo” de animar (“dar vida”, “ânimo a”). Isto, no sentido de que a aposta na educação informal durante os tempos livres, pode reflectir um dos variados contributos da Animação Sociocultural, isto é, aprendizagens pessoais e sociais nos mais variados contextos e práticas na vida activa.

Alguns dos objectivos passam por:

– Solidificar actividades necessárias de Animação e Intervenção Sociocultural (na área das expressões criativas/performativas – plástica, dramática/corporal e musical);

– Enriquecer e estimular os utentes e comunidade para as doenças mentais (na área da cidadania activa/organização de eventos e iniciativas várias mediante: Processos/Pessoas/Contextos).

Em especifico:

– Criar novas práticas direccionadas de lazer e educação informal, na medida em que se pretende oferecer uma dinâmica mais activa às “horas mortas”, passadas pelos utentes;

– Suavizar os ciclos de isolamento e/ou exclusão social, que são uma constante nos portadores de doenças mentais;

– Fortalecer a assistência, apoio e acompanhamento de familiares, amigos e comunidade em geral, em actividades. Uma vez que se pretende promover acções que exijam a participação não só dos utentes como do meio envolvente.


Deixe um comentário